AT E ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai:
– A qual (disse Ele) de Mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias. LC Eis que sobre vós envio a promessa de Meu Pai. Ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do Alto sejais revestidos de Poder.
Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-Lhe, dizendo:
– Senhor, é nesse tempo que restaurarás o reino a Israel?
Respondeu-lhes:
– Não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria Autoridade. Mas recebereis Poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da Terra. MT E eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
Notas do Autor: AT 1:4-5; LC 24:49; AT 1:6-8; MT 28:20b
FICAI, PORÉM, NA CIDADE. Antes de irem por toda a parte, Jesus determinou que os discípulos deveriam ser revestidos de Poder. O cumprimento da “Promessa do Pai” se daria dali a poucos dias. Como Ele é o Único que tem legitimidade para batizar com o Espírito Santo e com Fogo, a Sua presença é fundamental. Daí a necessidade de os discípulos permanecerem reunidos em Seu Nome, porque este tipo de reunião, de uma maneira sobrenatural, realiza na Sua presença. Ele garantiu: “Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu Nome, aí estou Eu no meio deles” (Mt 18:20).
JERUSALÉM. Esta palavra hebraica que quer dizer “Casa de Paz”. Jesus não mandou cada um ficar esperando na sua própria casa, mas na Casa de Paz. O Senhor preza pela união e reunião dos que nEle creem. Hoje, os cristãos também devem reunir-se em Seu Nome, na Casa de Paz, e permanecer na Sua Presença, para receberem este revestimento de Poder.
DO ALTO. O Batismo com o Espírito Santo e com Fogo é superior a qualquer outra manifestação espiritual conhecida, porque não é da Terra, nem de debaixo da terra, nem do Abismo e, sim, do Alto! Não se trata de espíritos de falecidos, nem de outros espíritos, nem de anjos, mas do próprio Espírito Santo de Deus! Jesus mesmo testificou isso: “Quando vier o Parakletos, que Eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de Mim” (Jo 15:26).
REVESTIDOS. A palavra “revestir” significa “vestir de novo”. Quando somos salvos, o Espírito Santo passa a fazer parte da nossa vida, através de uma morada interior. Isto não é pouco, mas também não é tudo. Que testemunhas seríamos, sendo salvos, mas levando uma vida de derrotas, doenças e humilhações? Ele nos quer revestidos, como testemunhas poderosas de que Ele está vivo! Ele vestiu o nosso interior com o Espírito Santo e quer vestir-nos de novo com a Sua presença. Mas não com a presença do Messias sofredor e, sim, dAquele que recebeu todo o Poder no Céu e na Terra. Ao nos revestir, ainda que sejamos fracos, passamos a exibir todos os atributos dAquele que nos vestiu de novo. Quando somos contemplados no mundo espiritual, especialmente pelo Inimigo, não somos nós que aparecemos mas, sim, Aquele que nos revestiu Esta é a segunda parte do Seu processo em nossa vida cristã. Depois da Salvação, o Batismo com o Espírito Santo é a experiência mais importante na vida do cristão.
E EIS QUE EU ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS. Esta promessa gloriosa é garantida pela presença do Espírito Santo de Deus, que habita em quem guarda a Sua Palavra: “Quem me ama, guardará a minha Palavra e Meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (Jo 14:23b). Para quem guardar a Sua Palavra até o fim, haverá um novo revestimento no futuro: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do Livro da Vida” (Ap 3:5a).
Por Juanribe Pagliarin